Olá amigos.

A Alguns dias num grupo de classificados no facebook, havia uma ou duas pessoas procurando cães filhotes de uma determinada raça, até ai tudo bem, se você precisa ou quer algo especifico em se tratando de temperamento, comportamento ou estrutura, tem que procurar a raça que melhor se enquadra no seu perfil e à sua necessidade.

Mas o que soava estranho era que a pessoa pedia por um cão filhote da raça Puldo número 1 ou número 0, não me recordo e nem vem ao caso, o que vem ao caso é a forma que tratam a aquisição de um ser vivo.

Quando vamos comprar um carro, pesquisamos, o carro que melhor se encaixa no nosso dia a dia, no nosso perfil, de que adianta comprar uma Kombi se somos apenas em duas pessoas na residência, temos uma garagem pequena e usamos o veículo para os afazeres do dia a dia? Teremos problemas com um carro muito grande, que não é econômico e difícil de estacionar, da mesma forma não adianta comprar um Fiat 147 para viajar com uma família de 7 pessoas.

O que quero dizer com essa comparação é que para todos as compras que fazemos para o nosso dia a dia e incluindo carros nessas compras, estudamos o que melhor se encaixa para as nossas necessidades e voltando ao início não procuro uma Comba, um fuque ou um opala nº 0.

Tá Paulo seu Xarope, mas ninguém é obrigado a saber os nomes dos cães. Concordo, não é preciso e até digo que é impossível saber o nome de todas as raças, já que a FCI que é a entidade responsável pelo registro dos cães de raça, tem mais de 400 raças registradas em sua nomenclatura, isso sem contar as raças em fase de reconhecimento.

Mas qualquer pessoa que pense em investir qualquer centavo em um ser vivo que vai acompanhar por 8 a 10 anos no caso de raças grandes e chegando até a 18 anos nas raças de pequeno porte, deveria ter o mínimo de curiosidade de pesquisar sobre a raça que está a procura.

Procurar saber sobre níveis de atividade, se precisam de escovação, se podem viver dentro ou fora de casa, se a raça necessita de cuidados especiais, se precisa ser exercitada diariamente, se suporta calor ou frio, se é naturalmente agressiva, se convive bem com crianças e outros animais, enfim, procurar obter o máximo de informação sobre o animal que está adquirindo, para que num futuro breve não tenha que abandonar o animal.

As numerações que popularmente são atribuídas a certas raças não existem, nunca existiram e não virão a existir oficialmente, Pincher nº0, nº1 ou sei lá até que nível classificam só atestam a má fé do vendedor, pois a raça impõe apenas um padrão de tamanho com altura para machos entre 25 e 30 cm com peso entre 4 e 5 kg e fêmeas entre 25 e 28 cm e peso entre 3,5 e 4 kg, passou deste padrão não é mais Pinscher e só vira raça novamente quando entrar nopadrão de altura do Dobermann que é 66 a 72 cm e 34 a 45 kg para machos e fêmeas entre 61 e 68 cm e pesando entre 27 e 41 kg.

Poodle nº1 ou nº0 segue a mesma regra ou seja, “nom egziste” como diria o Padre Quevedo, ou é Poodle Grande, acima de 45cm até 60cm; Poodle Médio, acima de 35 até 45cm; Poodle Anão: acima de 28 até 35cm e o Poodle Toy, acima de 24até  28cm  e qualquer sinal de “nanismo” é excluído.

E não me venham com aquela de que cruzou o Pinscher com Chiuaua pra ‘tirar’ Pinscher Zero que isso pra mim é crime, eu criei até poucos anos Bulldog Inglês que era na origem um cão de 45, 50 chegando até a 60 kg com seus 60 a 70 cm de altura e que devido a inserção de Pug entre outros se transformou em um cão de 40 cm com no máximo 28 kg e infindáveis problemas de saúde apesar de toda a seleção que a raça passa por vários anos.

Certas raças são incompatíveis entre si e os problemas de saúde decorrentes desses acasalamentos são incontáveis, então minha dica é: ESTUDE, PESQUISE, LEIA, PERGUNTE AO CRIADOR e só compre quando tiver certeza de que está comprando um cão que vai atender às suas necessidades, se não for assim, ADOTE, existem em nossa cidade uma dezena para não dizer centenas de cães para adoção de todos os tamanhos imagináveis.

Escrito por Paulo Tagliari.

, 19/05/2020

Entre em contato

Ninhadas

Chicão   Aisha

Chicão x Aisha

Previsão: 06/01/2021

  Conheça

Chicão x Aisha

Previsão: 06/01/2021
Machos: 0
Fêmeas: 0
Disponíveis: 0